sexta-feira, 5 de abril de 2013

Palavra do Mês


VOCÊ É COMPROMETIDO?




Toda empresa procura um funcionário disposto a se envolver e comprometer-se com a missão e com os objetivos definidos por ela. Há profissionais muito bons: inteligentes, capazes, competentes, mas, infelizmente despreparados para comprometer-se com aquilo que iniciam. Nenhuma empresa contrata um profissional pensando em perdê-lo, mas sim pensando em investir nele. As atitudes indicativas de desapego profissional são comprometedoras e, quando aparecem durante uma entrevista de emprego podem, inclusive, custar a oportunidade de trabalho do candidato.

Atualmente pessoas e empresas bem sucedidas são aquelas que possuem ou buscam informações e as traduzem em conhecimento. Seja qual for a profissão nunca se valorizou tanto quem sabe analisar, planejar, agir e, acima de tudo, demonstrar criatividade. O novo profissional, aquele de sucesso, busca crescer, não espera que as oportunidades apareçam, ele as cria ou sabe ver quando elas estão próximas e igualmente sabe entender o que são as ameaças e busca atuar de forma a amenizar seu impacto. 

As competências e habilidades técnicas são o mínimo exigido e não chegam a diferenciar os profissionais de forma mais relevante. A diferença entre profissionais comuns e aqueles que realmente fazem a diferença é sua capacidade de ver o que a maioria não enxerga, é sua capacidade de autoconstruir-se e não simplesmente reclamar e esperar que outros lhe ajudem. Assim, constroem seu caminho, contornando as dificuldades, mudando sua forma de agir e de pensar, mas sem nunca perder de vista seus objetivos, seus sonhos e sua capacidade de lutar pelo que acredita. 

O profissional que faz a diferença não espera que o motivem, que passem a mão sobre sua cabeça, antes de qualquer coisa acreditam em sua força interior, em sua capacidade de fazer e ser a diferença. São pessoas que têm opiniões próprias, que não desistem facilmente, que não nasceram para serem acomodadas, que assumem riscos e também assumem seus erros sem sentir-se menores ou desmotivadas. Esse tipo de profissional aprende continuamente, busca ser líder sem ser egoísta, se faz respeitar sem precisar dominar, partilha seu conhecimento e suas experiências, tem prazer naquilo que faz e, principalmente, compromete-se com resultados. O profissional comprometido tem ambição, ética, presença de espírito, busca vencer por suas próprias mãos e não por outros meios tão comuns aos medíocres. O profissional comprometido não precisa ser grosseiro ou autoritário para obter respeito ou admiração, não precisa dizer a ninguém o quanto ele é bom, se realmente for, o reconhecimento vem naturalmente. 

10 coisas que fazem as pessoas realmente comprometidas:

  1. Uma pessoa comprometida procura sempre colocar-se no lugar das outras; sentir o que as outras sentem;
  2. Uma pessoa comprometida faz tudo com atenção aos detalhes. Ela presta atenção em tudo o que faz, no detalhe do detalhe;
  3. Uma pessoa comprometida termina o que começa e não deixa as coisas pela metade;
  4. Uma pessoa comprometida vem com soluções, e não com mais problemas, quando tem uma tarefa a cumprir;
  5. Uma pessoa comprometida pergunta o que não sabe e demonstra vontade de  aprender. Vai fundo até dominar o que não sabe e deveria saber;
  6. Uma pessoa comprometida cumpre prazos e horários;
  7. Uma pessoa comprometida não vive dando desculpas por seus atos e nem procura culpados pelos erros cometidos;
  8. Uma pessoa comprometida não vive reclamando da vida e falando mal das pessoas. Ela age para modificar a realidade;
  9. Uma pessoa comprometida não desiste facilmente. Ela não descansa enquanto não resolver um problema. Ela vai atrás da solução;
  10. Uma pessoa comprometida está sempre pronta a colaborar com as outras. Ela participa. Dá idéias. Você pode contar com ela.  
Fonte: Anthropos.com.br / Vivaitabira.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário