A pontualidade é um aspecto muito
importante e que demonstra respeito às outras pessoas, seja seu chefe, colegas
de trabalho, clientes e, até mesmo, seus amigos.
Pontualidade faz parte da cultura corporativa. Essa
característica é uma demonstração prática de compromisso assumido e
comprometimento, tanto para profissionais, em respeitar os horários estipulados
pela organização, quanto para as empresas, em cumprir dentro do prazo de
entrega o serviço oferecido aos clientes.
É natural que
em algumas ocasiões aconteçam imprevistos e levem o profissional a chegar
atrasado ao trabalho ou a empresa adiar o prazo de entrega, mas a preocupação é
quando “esses atrasos” começam a se tornar freqüentes. Nesse momento,
profissionais e organizações podem ter a sua imagem prejudicada e perder
credibilidade.
3 DICAS PARA PESSOAS QUE ESTÃO SEMPRE ATRASADAS
Algumas pessoas, não importa o
quanto se esforcem, estão sempre atrasadas. Você conhece alguma delas? Você é uma delas? Veja três dicas essenciais
para mudar esse cenário que tanto prejudica a sua vida e a dos outros:
1. Tenha uma agenda, mesmo que
simples
Tenha uma agenda simples para
anotar seus compromissos e lembre-se de sempre anotá-los ali. Não é para anotar
tarefas, mas compromissos mesmo: consultas, reuniões, encontros, viagens. Uma
dica para ajudar é anotar os compromissos sempre com uma margem de 15 minutos,
ou até meia hora. Se você tem uma reunião às 11h, por exemplo, marque às 10h45.
Não seja otimista com relação aos seus horários, pois obviamente isso não está
funcionando. Desnecessário dizer que essa agenda deve estar SEMPRE com você,
onde quer que você vá. Não perca o controle dela.
2. Defina prioridades
Todos nós matamos diversos
leões devoradores do tempo no dia a dia. O dia tem 24 horas para todo mundo e
todas as pessoas têm problemas. Não use a desculpa da “falta de tempo” para
tudo. Isso é chato e as pessoas têm toda a razão em discordar de você, pois o
tempo é o mesmo para todos. Assim, você precisa definir prioridades o tempo
todo, senão não terá nunca um norte para realizar suas tarefas e chegar em
tempo aos seus compromissos.
3. Assuma a responsabilidade
Não marque compromissos
próximos um ao outro, pois você não conseguirá dar conta. deixe uma margem de
pelo menos meia hora entre cada um deles. Sim, você precisará dizer não algumas
vezes e adiar compromissos, mas é isso o que as pessoas organizadas fazem.
Todos temos mil coisas para fazer, mas isso não significa que precisamos
fazê-las uma atropelando a outra.
Comece já a ter controle da sua
vida, pois ninguém pode fazer isso por você.
Fonte: VidaOrganizada.com /
Administradores.com
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