ORGANIZAÇÃO
Muito se fala sobre esse tema
quando vem acompanhado de bagunça, tarefas ou tempo. Como em um dia temos
apenas 24 horas é muito importante saber dividir todas as suas atividades
seguindo suas prioridades.
Em uma empresa, tanto o patrão
como os funcionários precisam ser organizados para que tudo que deva ser feito
em uma jornada de trabalho seja concluído no prazo e com a mesma qualidade. No livro de hoje, “Como se tornar mais organizado
e produtivo” – da Coleção Desenvolvimento profissional,
Exame S/A – Ken Zeigler revela que alguns cuidados
no planejamento de suas atividades fazem a diferença durante a correria diária.
Quando estamos trabalhando,
muitas vezes dependemos dos outros para finalizar alguma tarefa e isso pode
acabar atrapalhando nosso planejamento. Certos pontos facilitam a organização do tempo se você
tiver em mente que é importante ajudar as pessoas que trabalham com você a se
expressarem de maneira direta. O segundo ponto é não querer fazer tudo ao mesmo
tempo. Dessa forma, você nunca conseguirá terminar o que começou e ainda vai
ter aquela sensação de que o tempo “voou”.
Como toda estratégia é importante que você trace seus objetivos. Essa é a
primeira dica do autor, que a princípio, parece muito óbvia, entretanto, se
você souber listar minuciosamente os resultados finaisque
pretende alcançar já é um passo rumo ao êxito. Sonhar
é muito válido, pois conseguimos juntar ideias e pensamentos que podem
construir conquistas profissionais e também pessoais, mas não fique viajando o
tempo todo. Ser realista é de extrema importância para que
obstáculos e erros sejam antecipados logo no início de algum objetivo,
minimizando a frustração. Saiba que todos erram e que não há garantias de que
você não passará por essa situação. Nessa hora é interessante usar a sua experiência para criar formas mais seguras de agir.
ORGANIZAÇÃO É UMA JORNADA, NÃO UM DESTINO
O objetivo “ser organizado” é um equívoco. Parece que estamos
falando de algo no futuro – uma meta que queremos alcançar. Mas aí é apenas
mais uma tarefa que você vai abandonar e deixar para trás. Não tenha como meta
ser uma pessoa organizada. Esqueça isso e simplesmente tome pequenas atitudes
no seu dia-a-dia. Ninguém precisa ser um primor em organização. Fazer o mínimo,
na maioria das vezes, é o suficiente. Organizar a sala é chato, difícil e
demorado. Organizar o aparador, no entanto, parece mais fácil. Comece por aí.
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