PROJETO INCLUSÃO
ANO LETIVO 2011
"Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos,
se não tiver amor, nada serei.”
I Coríntios: 13
PEDAGOGA
VALÉRIA FELIZARDO DA SILVA
Diante da necessidade de vivenciar a inclusão, o presente projeto tem como objetivo inicial despertar o interesse dos alunos, que é o elemento essencial para o aprendizado. Possibilitando assim, ao aluno descobrir de forma ética e humanizada novas formas de aceitar, brincar, ensinar e aprender com as diferenças existentes.
Assim, a proposta é colaborar para o florescer da descoberta e da inteligência através de atividades motivadoras, precedidas de estímulos, o que favorece a evolução do aluno em áreas importantes do seu desenvolvimento psicossocial e motor.
DESENVOLVIMENTO
1ª ETAPA: Ciências
Construção de uma boneca: Dividir a turma em pequenos grupos. Cada grupo desenha uma parte do corpo humano. Ao término todos montam um cartaz que ficará exposto em um mural até o fim do projeto.
Objetivo: Trabalhar partes do corpo humano e as possíveis diferenças existentes.
2ª ETAPA: Sociedade / Português
Escolha do nome para a boneca: Escolher um nome para a boneca construída anteriormente. Cada aluno sugere um nome, e em seguida todos participam da escolha em conjunto.
Objetivo: Noções de democracia, a origem do nome, leitura e escrita.
3ª ETAPA: Sociedade
Cultura indígena: Maquete, músicas e vestimentas.
Objetivo: Despertar o respeito pelos primeiros habitantes do Brasil que hoje, sofrem preconceito e descriminação racial.
4ª ETAPA: Sociedade / Português
Entrevista dos alunos com um deficiente visual.
Objetivo: Mostrar aos alunos que com algumas limitações todas as diferenças devem ser respeitadas, pois muitos têm mostrado habilidades importantes. Citar exemplos: Kátia (cantora).
5ª ETAPA: Religião
Visita ao APAE (Associação de Pais e Alunos Excepcionais).
Objetivo: Vivenciar os valores abordados pela escola durante o ano letivo (amor, solidariedade, bondade, entre outros).
6ª ETAPA: Artes
Construção de um álbum seriado.
Objetivo: Trabalhar a coordenação visomotora, memória, atenção e criatividade.
7ª ETAPA: Matemática
Exposição de uma quantidade determinada de brinquedos quebrados. Objetivo: Fazer com que os alunos aceitem as diferenças entre os brinquedos, para assim, aceitar as diferenças do próximo.
8ª ETAPA: Literatura
Filme: O Corcunda de Notre Dame. Assistir o filme e em seguida formar uma roda de conversa sobre a história. Cada aluno deverá expor o que entendeu sobre o filme e criar outro final.
Objetivo: Trabalhar a questão do bullyng, enfatizando a necessidade de respeitar ao próximo como ele é. E ainda, incentivar a criatividade ao recriar outro final para a história.
9ª ETAPA: Artes
Confeccionar com materiais concretos a boneca, com a qual iniciamos o projeto: A construção deverá ter a participação dos pais.
Objetivo: Envolver a família no Projeto Inclusão, onde o mesmo tem o objetivo de beneficiar toda a comunidade escolar e a sociedade em si, contribuindo para que as crianças tenham um desenvolvimento sadio.
10ª ETAPA: Culminância
Exposição da vivência do projeto comentado pela professora, pais e alunos.
Palestra com a equipe pedagógica da APAE e pessoas portadoras de deficiência.
Objetivo: Mostrar a realidade dessas pessoas que buscam o direito de igualdade numa sociedade que insiste em construir obstáculos para que a inclusão deixe de ser teoria e passe a ser prática no cotidiano de cada cidadão.
Este projeto está sendo desenvolvido com os alunos dos Níveis IV e V do Ensino Infantil, pela Professora Valéria Felizardo da Silva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário